Atenção!!

Novos critérios da doação de sangue para Covid-19

Em conformidade à Nota Técnica nº 4 expedida pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2022, foram atualizados os critérios de doação de sangue no que se refere à Covid-19, para a triagem dos candidatos.

De acordo com as novas regras, ficam estabelecidos os seguintes parâmetros para a doação de sangue:

•  Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação.
  •  Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.
  •  Candidatos que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus estão aptos a doar após 7 dias do último contato.
  •  Candidatos que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o término do tempo de indicação de isolamento.
  • Profissionais de saúde estão aptos a doar, desde que estejam fazendo uso correto de EPI.

Vacinas

No que diz respeito às vacinas, os protocolos de triagem dos candidatos seguem as instruções preconizadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. De acordo com o documento, o tempo de inaptidão para as pessoas que receberam o imunizante é:

- 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);
- 7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz);
- 7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma);
- 7 dias após cada dose (vacina da Janssen-Cilag);
- 7 dias após cada dose (vacina Sputinik V, da Gamaleya National Center);
- 48 horas após cada dose (vacina Covaxin, da Bharat Biotech); e
- 7 dias após cada dose (vacina da Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas).

CoronaVac

(Sinovac/Butantan)

ChadOx1nCoV-19 (AZD1222)-Covishield

(AstraZeneca /Oxford/FioCruz)